fac-símiles

correspondência

cartão-postal a anita viana

cartão-postal de Euclides da Cunha a Anita Vianacartão-postal de Euclides da Cunha a Anita Vianafrente e verso do cartão-postal inédito de Euclides da Cunha divulgando-o como membro da ABL. Rio de Janeiro, 1904, fotografia de J. Vollsack. Cartão cuja impressão foi certamente ordenada pelo próprio Euclides, que o entregou à pessoa ignorada que, por sua vez, remeteu-o à Mlle. Anita Viana. Coleção Felipe Rissato. Segundo Felipe Rissato, são ainda conhecidos outros dois exemplares do cartão: um entregue por Euclides a Firmo Dutra (Coleção FBN) e outro enviado por Euclides à d. Gabriela Sena (Coleção Casa Euclidiana).

cartão-postal a Lacerda de Vergueiro

cartão de Euclides a Lacerda
frente
verso do cartão de Euclides a Lacerda
verso

cartão autógrafo inédito de Euclides da Cunha para César Lacerda de Vergueiro. Rio de Janeiro, 27 nov. 1907.

cartão-postal ao filho Quidinho

postal de Euclides ao filho Quidinhopostal de Euclides da Cunha a Quidinho (Euclides da Cunha Filho). Rio de Janeiro, ago. 2008. Reprod. Revista do Livro, ano 4, n. 15, set. 1959, p. 93.

cartão-postal de 1905

postal com poema de Euclides da Cunhapostal sem destinatário, Manaus, 1905. Acervo Academia Brasileira de Letras. Imagem do igarapé da Cachoeirinha com o seguinte poema:

Estas lagoas, de esplendores
Tão vivos à luz dos luares,
Emolduradas pelas flores
Dos lírios e dos nenufares

Recordam-me (vêde a afoiteza
Da minha fantasia ao vê-las!)

Grandes espelhos de Veneza
Para a toilette das estrelas!

Euclides da Cunha
Manaus — 22-2-905

cartão-postal de 1903

cartão de Euclides a Lúcio de Mendonça, 26 out. 1903cartão de Euclides a Lúcio de Mendonça, 26 out. 1903. Coleção Sala Euclides da Cunha, UNISAL. Imagem de figueira-brava (Ficus glabra) com o seguinte bilhete:

São Paulo — Figueira brava (Lorena).

Esta figueira é minha , minha sim, em Lorena. Não é admirável?
Pelo menos pretexto para…
muitas saudades e cumprimentos, quem é cordialmente,
Euclydes da Cunha.  26 — 10 — 903

obras

páginas de Os Sertões

Relatório da Comissão Mista Brasileiro-Peruana de Reconhecimento do Alto Purus

Relatório Búzios

documentos

contrato de os sertões

contrato de Euclides com a Laemmertcontrato para a edição do livro Os Sertões: campanha de Canudos, com a Livraria Laemmert. É possível verificar que o livro foi custeado pelo escritor. Acervo Academia Brasileira de Letras.

primos de Euclides

primos de Euclidesprimos de Euclides vivem pobres e analfabetos. O Globo, Rio de Janeiro, 31 dez. 1970. Acervo Academia Brasileira de Letras.

família Garcez

primos de Euclidesparentes de Euclides não passam fome em S. Fidélis. O Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 12 jan. 1971. Trata-se de uma retificação da matéria anterior pelo próprio primo do escritor, Cândido José Magalhães Garcez Filho. Acervo Academia Brasileira de Letras.

exame de necropsia

exame de necropsia do corpo de Euclides da Cunha (verso)esquema das lesões na face posterior do corpo de Euclides da Cunha, por [Diógenes] Sampaio. Rio de Janeiro, Serviço Médico Legal do Distrito Federal, s.d. Reprod. Processo.

exame de necropsia

exame de necropsia do corpo de Euclides da Cunha (frente)esquema das lesões na face anterior do corpo de Euclides da Cunha, por [Diógenes] Sampaio. Rio de Janeiro, Serviço Médico Legal do Distrito Federal, s.d. Reprod. Processo.

dedicatórias

a Fernando Faria Filho

dedicatória de Euclides da Cunha a Fernando Faria Filhodetalhe da dedicatória a Fernando Faria Filho na 1ª edição da conferência Castro Alves e seu tempo. Rio de Janeiro, 1908. Coleção Felipe Rissato

a Felix Pacheco

Dedicatória a Felix PachecoLivro Castro Alves e seu Tempo com dedicatória do autor a Felix Pacheco.

A Felix Pacheco, o idealista da Morte e do Amor,
off.
Euclydes da Cunha
Dezembro de 1907

Note o ex-líbris do autor de Mors-Amor (do latim Mors, Morte), livro de Pacheco, publicado em 1904, referência do movimento simbolista. Acervo Biblioteca Municipal Mário de Andrade, São Paulo